BUZZ MARKETING X MARKETING VIRAL: POR QUE SÃO DIFERENTES?

BUZZ MARKETING X MARKETING VIRAL: POR QUE SÃO DIFERENTES?

Buzz marketing e marketing viral, qual é a diferença? É uma dúvida comum hoje em dia. Porque a ordem é viralizar na internet, mas quais estratégias se relacionam a um conceito e ao outro. A que demanda eles servem? Seria a mesma coisa? 

Vamos entender de forma didática cada um e elaborar as diferenças.

Buzz Marketing

Buzz marketing é uma estratégia de marketing concentrada sobre a marca e a campanha. 

“Melhor forma de vender algo: não venda nada. Ganhe o reconhecimento, respeito e confiança daqueles que podem vir a comprar.” – Rand Fishkin

Buzz é uma palavra de origem inglesa que significa zumbido, o barulho da abelha. No marketing carrega a responsabilidade do estímulo, da provocação.

Compreende um conjunto de estratégias que tem como objetivo chamar a atenção dos consumidores. Estimular para que as pessoas falem da marca nas rodas de conversas, mídias sociais, aplicativos mensageiros é colocar o produto no centro das atenções, sendo o papo mais falado em diversos ambientes para atingir o público do seu nicho.

Setas, Dentro, Pressão, Solicitação De, Stress

O Buzz marketing foge dos conceitos tradicionais de publicidade, por isso passa despercebido, porém propositalmente, pois a estratégia é fazer a propaganda sem dizer que é uma propaganda. O principal agente nesse caso é o próprio consumidor. 

A principal meta nessa estratégia, nem é a venda direta, mas sim fazer com que a marca seja conhecida. Portanto está longe do modelo mais conhecido como inserções em rádio e televisão. O local de divulgação são as conversas entre pessoas, seja em encontros ou mídias sociais. 

Há formas de induzir também, no caso criando polêmicas, observe quando há um lançamento de algum filme em Hollywood, surge alguma fofoca sobre o diretor ou ator protagonista. Ou mesmo eles dão uma entrevista com elementos para provocar a mídia e repercussão entre as pessoas. Há pouco era comum, autores de novela colocarem cenas de beijo gay provocar, hoje já não causa tanto efeito. As estratégias de buzz devem acompanhar o que repercute no momento. 

No caso do e-commerce, o foco do buzz marketing é evidenciar o produto ou serviço que a ser inserido no mercado seja notícia na imprensa, citado nas mídias sociais, nas conversas de cafezinho no intervalo do expediente. É colocar, de fato, a marca em evidência.

Marketing Viral

O Marketing viral dispõe estratégias baseadas na construção de campanhas com intuito de viralizar, ou seja, repercutir na internet. É uma peça lançada propositalmente com o objetivo de gerar engajamento, isto é, likes, comentários e compartilhamentos.

“Crie algo que as pessoas queiram compartilhar.” – John Jantsch

As pessoas gostam de coisas bonitas, no que se refere a estética, que sejam úteis e por que não, engraçadas. O marketing viral está voltado para esse princípio, criar conteúdos relevantes, agradáveis e que sejam compartilhados. 

Social, Meios De Comunicação Sociais, Comunicação

No marketing viral, as pessoas são sua principal fonte de divulgação, porém não é simplesmente fazer uma postagem e contar com  sorte. 

É preciso que a estratégia seja bem feita, planejada de acordo com o público a ser afetado, acertando o planejamento o público vai repassar de forma espontânea e gratuita. 

Não é uma manipulação, é conquistar, porque você ofereceu gratuitamente algo bom, que foi relevante naquele momento. Quem recebe quer mostrar para outras pessoas. 

Buzz Marketing e Marketing Viral: Identificando Cada Estratégia

Pode até ser que sejam semelhantes, mas buzz marketing e marketing viral são coisas distintas, na verdade são estratégias diferentes. Cada um tem uma missão no mercado.

O buzz marketing levanta o assunto sobre a marca entre as pessoas, ou lança iscas para que ela entre no assunto. O marketing viral tem como meta conquistar a audiência a partir de uma postagem e transformar a mesma em divulgadora. 

O retorno de cada uma delas também tem diferença

O buzz marketing tem por meta dar visibilidade a marca e criar um vínculo com o consumidor, ou seja, colocar o produto nas falas das pessoas, estimular a discussão em torno dele através das campanhas.

O marketing viral tem como missão o compartilhamentos, fazer com que o conteúdo chegue ao maior número de pessoas o mais rápido possível.   

Ambas são fruto de planejamento estratégico, mas quanto ao controle das campanhas, o buzz proporciona maior capacidade de domínio, as cartas são dadas de forma meticulosa e quanto a necessidade. O viral é mais livre, mesmo tendo metas traçadas, o fluxo ocorre de forma espontânea, porém pode ser até de forma imediata.

Dadas as diferenças, não entre naquele jogo de um ser melhor que o outro. Ambas estratégias são eficientes, porém a escolha baseia-se no seu objetivo para sua marca. Só não vale confundir os conceitos. 

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