COPYWRITING PARA INICIANTES: SE LIGA NAS TÉCNICAS

COPYWRITING PARA INICIANTES: SE LIGA NAS TÉCNICAS

Fórmulas prontas de copywriting, tipo daquelas receitas passo a passo não existem com disponibilidade no mercado. Já que as técnicas exigem um conjunto de estratégias e ferramentas. Porém, é possível lançar mão de elementos que são favoráveis aos que estão começando e querem ser mais persuasivos.

Valor da Experiência

No copywriting, ao longo do seu trabalho, você notará que com o tempo seu estilo se consolida e as técnicas irão agregar menos do que a expertise adquirida na relação com o público leitor.

As técnicas são como as primeiras receitas para um confeiteiro iniciante, pois é preciso dar o primeiro passo. Imagine a primeira vez diante do editor em branco e todo processo de bloqueio construído pela sociedade que será vencido somente com o tempo.

Conheça algumas técnicas para você, copywriter iniciante.

PASTOR

O acrônimo P.A.S.T.O.R. corresponde a um simples itinerário que é:

  • O Problema: é fundamental especificar e descrever com clareza o problema ao consumidor. É importante fazer uso de metáforas, criar exemplos para conectar a ele. A empatia é uma boa ferramenta para este exercício.
  • A Ampliação do problema: é apontar, ao cliente, as consequências graves que podem ocorrer caso o problema não seja resolvido.
  • A Solução da dor: é demonstrar categoricamente que o seu produto é capaz de resolver aquele problema. Pois não adianta abrir a ferida se não pode curá-la.
  • Os Testemunhos: consiste na apresentação de referências de consumidores e estudos que comprovam a eficácia do seu produto.
  • A Oferta: é a apresentação da eficácia do seu produto, não se trata de característica. Mas sim de listar os benefícios sem truques, com objetividade e sinceridade.
  • A Resposta: é explicar passo a passo o caminho do cliente para a compra, sem percalços e garantir a prévia satisfação.

AIDA

Outro acrônimo, A.I.D.A., que ensina como conquistar o leitor em 4 passos bem simples:

Atenção: Imagine-se na rua com um megafone. Conquistar a atenção do cliente é o primeiro passo. Demanda ousadia e perspicácia em criar algo impactante.

Interesse: Você já tem a atenção do interlocutor, mas precisa mantê-lo atento e interessado ao seu conteúdo. Seja capaz de despertar o sonho.

Desejo: Seja capaz de bricolar os benefícios do produto com as vantagens de adquiri-lo de forma imediata.

Ação: Escreva no imperativo, convoque seu leitor para a ação.

Ponte entre o Antes e Depois

Consiste em construir uma história junto com o leitor, exige criatividade e um bom conteúdo com gatilhos funcionais.

O Antes: descreva o cenário atual, faça o seu leitor se localizar em seu tempo e espaço.

O Depois: proponha um cenário ideal, aponte lugar e realidade possíveis para seu interlocutor.

A Ponte: demonstrar que seu produto é a ponte para seu leitor chegar onde quer.

Descreva bem um problema, mostre um cenário sem essa dor e aponte como chegar lá.

É uma técnica de copywriting muito eficaz para mídias sociais.

O Saco de Veludo

O nome dessa técnica, por si só, já chama atenção, instiga o leitor a descobrir o que se passa. O objetivo dessa técnica de copywriting é esse mesmo. Conseguir a atenção do leitor através do que está oculto.

Quais os segredos que estão por trás das coisas? Como ter um corpo fitness sem sofrimento? É possível? O que há atrás dessa cortina mágica?

Para ser eficaz, a pergunta deve estar no título, gerando curiosidade e despertando o lado detetive, explorando o lado mais desconfiado do leitor.

Qual momento de revelar o segredo? Somente quando o leitor estiver na parte que você quer que ele descubra, ali você já ganhou a confiança dele. Não deixe de ir dando pequenas pistas para não o perder.

Construa uma história intrigante. 

Se vai dar certo?

Escreva e descubra.

spot_img

Publicidade

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Porque devo contratar uma desentupidora?

Porque devo contratar uma desentupidora?Desentupir canos é uma tarefa que exige muito tempo e esforço, sem contar que é preciso ter conhecimento técnico para...

Embaixador da Itália Stefano Alberto Canavesio convidou Embaixador Dr. Daniel Dias Machado para reunião Petit Comité

O Embaixador Stefano Alberto Canavesio que serviu ao Estado Italiano no mandato de Silvio Berlusconi, convocou o Embaixador Daniel Dias Machado para reunião Petit Comité em São Paulo....

O Google Maps mostrará em breve as localizações das vacinas COVID-19

O Google está definido para tornar mais fácil encontrar vacinas COVID-19 para aqueles que são elegíveis.A vacina COVID-19 está finalmente sendo lançada para grupos selecionados de pessoas. No entanto,...

10 Startups de construção civil que você precisa conhecer

Conheças as startups de construção civil que trouxeram tecnologia para essa área do mercado. Startups de construção civil estão crescendo exponencialmente a cada ano, segundo...

Passos rápidos para remover extensões maliciosas dos navegadores

Como você já deve saber, os navegadores são portas fundamentais para que ocorra a entrada de diversas extensões maliciosas. Mas você sabia que tem...