Tudo sobre as redes sociais no Brasil

As redes sociais no Brasil vêm passado por um processo de evolução e crescimento muito intenso. Cada vez mais pessoas são inseridas nesse universo online, aumentando o número de usuários.

Assim, as plataformas que até pouco tempo atrás não eram tão relevantes, adquirem uma influência enorme. Hoje é impossível falar de comunicação sem citar essas redes.

Portanto, esse artigo vai te deixar por dentro de tudo sobre as redes sociais no Brasil. Veja quais delas são mais populares e como os brasileiros se comportam como usuários.

As redes sociais no Brasil

Um dos países mais conectados do mundo, o Brasil tem uma margem de usuários nas redes sociais impressionante.

Comparando com a América Latina, nenhum povo é mais presente nessas plataformas do que os brasileiros.

Então, muitas empresas vêm se interessando por esses números, aumentando seus investimentos nas mídias digitais. Esse sem dúvidas é um dos maiores impactos dessas novas formas de comunicação.

Um panorama sobre as redes sociais no Brasil

Uma pesquisa recente da Comscore divulgou um dado interessante. De acordo com a mesma, 88% da população brasileira usa diversas mídias. Entre elas estão YouTube, Pinterest, Twitter, Instagram, Snapchat e LinkedIn.

Ainda, o perfil de usuários é bem dividido. Cerca de 27% são adultos com mais de 40 anos e 25% são de pessoas entre 25 e 34 anos. Também, os dispositivos móveis dominam a maior parte de acessos.

Assim, mais de 68 milhões de pessoas usam somente smartphones para interagir nas redes sociais no Brasil. Isso justifica o quando essas plataformas investem em adaptação mobile.

As redes sociais mais usadas no Brasil

1- YouTube

Essa é a maior rede no Brasil. É muito difícil achar alguém que não seja um usuário assíduo do YouTube. A versatilidade dessa plataforma é sem sombra de dúvidas a responsável por todo esse sucesso.

2- Facebook

O Brasil é um dos países que mais possui contas ativas nessa rede. Apesar de sua popularidade ter sofrido uma queda, ela continua com um nível de influência impressionante ao longo dos anos.

3- WhatsApp

Um dos principais aplicativos de mensagem instantânea dentro do território nacional. Muitos brasileiros preferem o WhatsApp a qualquer outra rede que tenha o mesmo propósito.

4- Instagram

Essa é uma plataforma que vem sempre inovando nas suas funcionalidades. Por essa razão, ela é a preferida de muitos usuários, com aproximadamente, 69 milhões deles.

Assim, tendo em vista essa popularidade, muitas empresas investem nessa rede. A combinação desses dois elementos faz com que o Instagram seja uma das plataformas mais influentes da atualidade.

5- Twitter

Com mais de 27 milhões de contas funcionando, essa é uma das redes mais queridas pelos brasileiros. Mesmo sendo utilizada como uma plataforma para se comentar assuntos provenientes de outros locais.

Assim, apesar de ter perdido um pouco sua relevância, essa situação vem se revertendo. As possibilidades de crescimento do Twitter são muitas.

6- LinkedIn

Ninguém tem mais influência no meio corporativo do que essa rede em questão. Aproximadamente 29 milhões de brasileiros estão com suas contas ativas no LinkedIn.

Assim, ela possui um potencial estratégico empresarial impressionante. Isso chama muito a atenção de profissionais em busca de uma oportunidade de mercado. Por consequência, o número de usuários só cresce.

7- Pinterest

Essa é uma das redes que mais vem crescendo no território nacional. Cada vez mais usuários estão interessados no que o Pinterest tem a oferecer.

No entanto, apesar de toda essa ascensão, poucas são as empresas que investem em estratégias nessa plataforma. Espera-se que esse seja um comportamento que mude rápido.

Dados sobre o comportamento do brasileiro

A diversidade de ações que as plataformas permitem refletem diretamente na forma como os usuários se comportam. Assim, tem-se perfis igualmente variados, que compartilham informações distintas.

De acordo com o Instituto Qualibest, os maiores conteúdos que os brasileiros consomem e divulgam são:

·          Lembranças ou momentos marcantes – 58%;

·          Vídeos e fotos engraçados (memes) – 53%;

·          Notícias – 52%;

·          Avanços tecnológicos – 52%;

·          Mensagens e textos de autoajuda – 43%;

·          Piadas e brincadeiras – 42%.

A tendência é que cada vez mais pessoas se tornem usuárias, aumentando o impacto que o universo online tem sobre a comunicação.

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